Nas últimas horas de 2022 Santa Maria registra uma execução e duas tentativas de homicídio e se iguala ao ano mais violento da história

Maurício Barbosa

Nas últimas horas de 2022 Santa Maria registra uma execução e duas tentativas de homicídio e se iguala ao ano mais violento da história
Peritos do IGP fizeram o levantamento do local do crime e apreenderam 15 cápsulas calibre 9 milímetros. Foto: Maurício Barbosa

Em um intervalo de menos de três horas Santa Maria registrou uma execução e duas tentativas de homicídio na região oeste da cidade. Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros no Bairro Tancredo Neves. A filha dela, uma criança de três anos foi atingida por tiros, socorrida e encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Pouco mais de duas horas antes, um jovem de 23 anos foi ferido com pelo menos dois tiros na BR-287. Com este assassinato, a cidade se iguala a 2017, quando 70 pessoas foram mortas e teve o ano mais violento da história.

O primeiro crime aconteceu por volta das 19h30min embaixo do viaduto da BR-287, no acesso ao Bairro Nova Santa Marta. Conforme a ocorrência policial registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a vítima estava em um Golf quando suspeitos em outro carro teriam passado e atirado.

O motorista, que estava sozinho no carro, foi ferido com um tiro no ombro e outro no peito. Após ser atingido, ele perdeu o controle do carro, subiu o meio fio do viaduto e prendeu o veículo em pedras da obra da travessia urbana. Ele abandonou o carro, fugiu a pé e pediu socorro em um estabelecimento comercial. Os funcionários chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que socorreram e encaminhou a vítima ao Husm.

A Brigada Militar (BM) foi chamada, mas quando os policiais chegaram ao local, os suspeitos não foram localizados. A vítima deu as características do carro usado pelos suspeitos. Viaturas fizeram buscas, mas o carro não foi localizado. O estado de saúde do jovem é grave. O carro foi apreendido, encaminhado ao depósito do guincho e passará por perícia.

Brutalidade

Já por volta das 21h50min, Caroline da Silva dos Santos foi executada a tiros no corredor da casa onde morava na Avenida Paulo Lauda nos fundos de um mercado. A filha dela, de 3 anos, foi atingida por três tiros. A menina foi socorrida pelo pai que também estava em casa, e foi levada ao Posto de Saúde da Tancredo Neves. Devido a gravidade dos ferimentos, a menina foi transferida ao Husm e, conforme a ocorrência, estava em estado estável.

O Samu foi chamado, mas quando os socorristas chegaram ao local, a vítima já estava morta. A Brigada Militar foi chamada, isolou o local e acionou a equipe volante da DPPA para fazer o registro da ocorrência. Investigadores da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) foram ao local e deram início às investigações.

Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram acionados e fizeram o levantamento do local do crime. Eles recolheram 15 cápsulas deflagradas, dois projéteis inteiros e 10 pedaços de projéteis calibre 9 milímetros que estavam espalhadas pelo local do crime. Este foi o 70º assassinato do ano na cidade.

No sábado

Além do motorista e da criança que foram baleados, um homem foi atingido por quatro tiros no início da tarde de sábado. Após ser ferido, ele entrou no carro e dirigiu até o Pronto Atendimento (PA) do Patronato onde pediu socorro. Policiais da BM foram ao local e questionaram a vítima sobre o que havia acontecido. O homem teria informado que suspeitos em um carro branco teriam passado e atirado contra ele.

Major e delegados negam que aumento de assassinatos cause diminuição da segurança pública em Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Caso Eric: Advogados da família afirmam que há divergência em versão apresentada por policiais Anterior

Caso Eric: Advogados da família afirmam que há divergência em versão apresentada por policiais

Grêmio oficializa a contratação de Luis Suárez Próximo

Grêmio oficializa a contratação de Luis Suárez

Geral