Em um intervalo de menos de três horas Santa Maria registrou uma execução e duas tentativas de homicídio na região oeste da cidade. Uma mulher de 34 anos foi morta a tiros no Bairro Tancredo Neves. A filha dela, uma criança de três anos foi atingida por tiros, socorrida e encaminhada ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm). Pouco mais de duas horas antes, um jovem de 23 anos foi ferido com pelo menos dois tiros na BR-287. Com este assassinato, a cidade se iguala a 2017, quando 70 pessoas foram mortas e teve o ano mais violento da história.
O primeiro crime aconteceu por volta das 19h30min embaixo do viaduto da BR-287, no acesso ao Bairro Nova Santa Marta. Conforme a ocorrência policial registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a vítima estava em um Golf quando suspeitos em outro carro teriam passado e atirado.
O motorista, que estava sozinho no carro, foi ferido com um tiro no ombro e outro no peito. Após ser atingido, ele perdeu o controle do carro, subiu o meio fio do viaduto e prendeu o veículo em pedras da obra da travessia urbana. Ele abandonou o carro, fugiu a pé e pediu socorro em um estabelecimento comercial. Os funcionários chamaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que socorreram e encaminhou a vítima ao Husm.
A Brigada Militar (BM) foi chamada, mas quando os policiais chegaram ao local, os suspeitos não foram localizados. A vítima deu as características do carro usado pelos suspeitos. Viaturas fizeram buscas, mas o carro não foi localizado. O estado de saúde do jovem é grave. O carro foi apreendido, encaminhado ao depósito do guincho e passará por perícia.
Brutalidade
Já por volta das 21h50min, Caroline da Silva dos Santos foi executada a tiros no corredor da casa onde morava na Avenida Paulo Lauda nos fundos de um mercado. A filha dela, de 3 anos, foi atingida por três tiros. A menina foi socorrida pelo pai que também estava em casa, e foi levada ao Posto de Saúde da Tancredo Neves. Devido a gravidade dos ferimentos, a menina foi transferida ao Husm e, conforme a ocorrência, estava em estado estável.
O Samu foi chamado, mas quando os socorristas chegaram ao local, a vítima já estava morta. A Brigada Militar foi chamada, isolou o local e acionou a equipe volante da DPPA para fazer o registro da ocorrência. Investigadores da Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DPHPP) foram ao local e deram início às investigações.
Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram acionados e fizeram o levantamento do local do crime. Eles recolheram 15 cápsulas deflagradas, dois projéteis inteiros e 10 pedaços de projéteis calibre 9 milímetros que estavam espalhadas pelo local do crime. Este foi o 70º assassinato do ano na cidade.
No sábado
Além do motorista e da criança que foram baleados, um homem foi atingido por quatro tiros no início da tarde de sábado. Após ser ferido, ele entrou no carro e dirigiu até o Pronto Atendimento (PA) do Patronato onde pediu socorro. Policiais da BM foram ao local e questionaram a vítima sobre o que havia acontecido. O homem teria informado que suspeitos em um carro branco teriam passado e atirado contra ele.
Major e delegados negam que aumento de assassinatos cause diminuição da segurança pública em Santa Maria